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 O Que é RPG? (Conceitos Básicos)

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Lucas Dumbledore
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MensagemAssunto: O Que é RPG? (Conceitos Básicos)   Seg Dez 29, 2008 7:22 pm

O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papeis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.
Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time
que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou
perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo.
Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a
imaginação, sem no entanto limitar o comportamento do jogador a um
enredo específico.
O RPG é um jogo pouco convencional quando comparamos com os jogos habituais. Em um teatro, os atores recebem seu guião (ou "script"), o conjunto de suas ações, gestos e falas, com tudo o que suas personagens devem saber e fazer. Você interpreta uma personagem de ficção, seguindo o enredo definido em um roteiro. Num jogo de estratégia, por outro lado, você está seguindo um conjunto de regras
onde, para vencer, você precisa vencer desafios impostos por seus
adversários - cada partida é única, já que é impossível prever seus
movimentos durante o jogo. No RPG, esses dois universos se unem.
Como em um jogo de estratégia, há regras que o definem, e guiam aquilo que o seu personagem pode ou não pode fazer. A esse conjunto de regras chama-se sistema. Como no teatro, cada personagem tem uma história, e deve ser interpretado assim como os atores fazem. Mas, diferente de um jogo de estratégia, você não luta contra um adversário específico, mas vive aventuras em um mundo imaginário. Diferentemente do teatro, você não segue um roteiro, mas age pelo seu personagem com liberdade de ação, limitado somente pelo conjunto de regras do sistema em questão.
Um grupo de RPG pode ter de duas até dez pessoas, as vezes mais. Não existe um número específico, embora a maioria dos grupos tenha uma média de 4 até 6 integrantes. No RPG,
existem dois tipos básicos de jogadores muito bem definidos: O primeiro
tipo é o jogador personagem, normalmente chamado apenas de "jogador",
PC (Player Character) ou PJ (Personagem do Jogador). Esse jogador é
aquele quem cria um personagem fictício seguindo as regras do sistema
escolhido por seu grupo, e será aquele quem controlará esse mesmo
personagem pelas aventuras do jogo. (Em alguns jogos de RPG, jogadores podem controlar mais de um personagem simultaneamente, embora seja incomum.)
O segundo tipo de jogador é o narrador, mestre ou GM (Game Master). Será ele quem criará a história e julgará as ações de todos os personagens do jogo. O narrador normalmente não possui um personagem próprio, mas controla todos os personagens não-jogadores da aventura - o que seriam os coadjuvantes da peça de teatro. Enquanto o jogador tem uma relação próxima com um ator de teatro, o narrador seria o diretor, aquele quem define o cenário, figurantes, ambiente e tudo mais. Por isso mesmo, o narrador é aquele que deve conhecer as regras mais profundamente, e deve ser o mais experiente do grupo, normalmente seguindo um sistema de regras pré-determinado que o ajudará com os eventuais problemas e dúvidas que venham a surgir. Apesar do narrador seguir as regras de um sistema, ele pode quebrá-las, ignorá-las ou mudá-las em prol de uma fluidez no andamento da partida, baseando-se para isso no seu bom senso. Conhecer o máximo possível sobre o sistema facilita esse processo e evita arbitrariedades.
Cada sessão de RPG pode ser chamada de uma aventura. Uma sucessão de aventuras onde se usam os mesmos personagens mantendo a continuidade dos eventos torna-se uma "campanha". Cada jogador cria o seu personagem baseado no mundo e em suas regras pré-estabelecidas que o narrador/mestre determinou, e viverá nele as suas aventuras. Ao término de cada aventura, o personagem recebe pontos de "experiência"(XPs), que representam o seu aprendizado. Estes pontos podem tornar o personagem mais forte, dando mais vantagens e habilidades. É por esse motivo que os mesmos personagens costumam ser usados em campanhas - uma vez que a progressão do personagem é evidente, diferente de várias aventuras isoladas em que cada personagem precisa ser feito do zero.
Existem muitos tipos diferentes de RPGs, e cada um possui as suas próprias regras. De forma geral, quando um jogador
decide fazer alguma coisa, o narrador decide e narra para ele o resultado. Quando é uma ação complicada e/ou com grande chance de erro (como pular grande distância ou fazer uma acrobacia), o narrador pode exigir um teste, que é feito com uma jogada de dados. Estes representam o fator aleatório existente, a chance do personagem conseguir ou não realizar a ação pretendida. Cada sistema possui suas próprias regras para definir o sucesso ou falha de cada ação, calculando a probabilidade do resultado ser ou não favorável.

E quem ganha o jogo?

Uma característica que não se apresenta de forma evidente em um jogo
de RPG, é a resposta para a pergunta: "quem ganha o jogo"? O senso
comum nos diz que todo jogo é uma disputa, e precisa existir um
vencedor. Mas essa noção não se aplica em um jogo de RPG, uma vez que ele não é focado em uma disputa entre os jogadores - justamente o contrário, RPG é um jogo com ênfase na cooperação. Em um jogo de RPG os personagens fazem parte de um grupo, e esse grupo precisa ser unido e trabalhar em conjunto para ter sucesso em suas aventuras. No entanto essa explicação só é válida para os personagens dos jogadores. Pelas características do jogador "narrador", pode se pensar que ele estaria jogando contra os demais jogadores, mas essa ideia também está errada.
Como o narrador é um contador de histórias, tudo dentro do jogo acontece de acordo com sua narração. Se ele quiser, ele pode fazer com que todos os personagens sejam presos, fiquem doentes ou mesmo fiquem ricos em apenas um instante, basta apenas ele narrar isso acontecendo. O que de fato ocorre, é que o narrador cumpre um papel de árbitro e não de adversário. Ele não joga "contra" os jogadores, ele cria uma história na qual os personagens desses jogadores possam se desenvolver. Ele também não joga "a favor", um narrador precisa sempre ser imparcial para manter um bom andamento da aventura. Apesar dele propôr os desafios e representar todos os inimigos do jogo, ele não faz isso com o objetivo de derrotar os jogadores, mas sim de oferecer um bom ambiente para a partida. Como o objetivo do jogo é a diversão, ele em determinadas vezes pode favorecer um ou mais jogadores, ou mesmo penalizar outros, para que o jogo fique equilibrado e divertido para todos.
Então pode surgir outra pergunta, "os jogadores disputam entre sí"?
A resposta mais exata seria dizer: depende. Na maioria dos jogos, todos
os jogadores são parte de um único grupo. Pense no grupo de RPG como um grupo de heróis de um filme de ação, ou melhor ainda, como jogadores de futebol.
Se o narrador é semelhante a um árbitro, os jogadores são semelhantes a um time. Todos devem agir em conjunto para conseguir enfrentar os
desafios que o narrador oferece. De forma geral existe alguma disputa,
assim como jogadores de um mesmo time disputam entre sí para ver quem é o mais habilidoso ou o que faz mais gols. Mas eles devem agir em conjunto, senão a vitória na aventura pode se tornar algo impossível de se alcançar.
Mas existem exceções a essa regra. Em determinados sistemas, ou
mesmo se os jogadores assim desejarem, o narrador pode criar aventuras
nas quais os jogadores disputam entre sí pelos mais variados motivos.
Talvez cada jogador seja um mercenário contratado para resgatar uma
mesma pessoa, ou então exploradores de uma ruína antiga, todos tentando conseguir o mesmo objeto. E uma infinidade de temas possíveis. Mas são situações que não representam o estilo de jogo mais comum nas partidas, a maioria esmagadora dos jogos exigem cooperação entre todos os jogadores. Então qual seria a resposta para a pergunta, "quem ganha o jogo"? Na visão dos jogadores de RPG, todos ganham. O objetivo de cada aventura é superar os desafios, e quando os jogadores conseguem fazer isso, eles ganham pontos de experiência e histórias na vida de seu personagem. Essa é a premiação pela "vitória" em uma sessão. Todos os jogadores que conseguem passar pela aventura
são considerados vencedores. Pode soar um pouco estranho para quem não está acostumado com um jogo em que todos os jogadores podem vencer, mas depois que se entende a mecânica do jogo é algo natural.

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Pois é isso mesmo. RPG é exatamente isso, e este RPG não é diferente. Mas há uma pequena diferença: este é On-line e via-forum

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Fiz um novo forum de Harry Potter.
Todos serão bem Vindos lá:




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